perguntas frequentes

Questões Comuns

As formas de pagamento são as mais variadas possíveis, as mais comuns são pagamento a vista, parcelamento, financiamento e dação ou permuta, onde o comprador paga um imóvel com outro imóvel. 
Além da forma de pagamento todo dia uma nova maneira ou método pode nascer. Hoje pode ser em moeda corrente, amanhã pode ser através de uma moeda virtual, em outro momento pode ser através da troca de títulos, o importante é que comprador saiba através de seu corretor qual a melhor forma de pagamento em cada caso e o motivo daquele método ser utilizado naquele momento,  a previsibilidade só e possível quando o conhecimento do mercado de imóveis seja adquirido com anos de experiência e conhecer o mercado é uma obrigação do profissional  que você escolheu para lhe atender .

Sempre existe a possibilidade de negociação, na verdade a negociação é um costume nacional reconhecido no mundo todo, o “choro” é livre como o ditado mesmo fala. Todavia, a pessoa mais capacitada para realizar estas negociações é o seu corretor de imóveis, é ele que você deve confiar para realizar as negociações.
O principal motivo é que além dele estar acostumado com as formas e os métodos ele ainda tem o conhecimento sobre até onde o vendedor pode ir, conhecer os limites de uma negociação é o primeiro passo para garantir bons negócios. E diferentemente do que muitos imaginam é de interesse do corretor de imóveis adquirir o imóvel para você pelo menor preço possível sem prejudicar a negociação ou o vendedor.

Quando você procura realizar aquele sonho de adquirir um imóvel para sua moradia ou adquirir outro como forma de investimento, o caminho mais correto é através do suporte do seu corretor de imóveis.

Assim como muitas famílias tem seu médico de confiança ou o advogado da família, toda família deve possuir um corretor de imóveis de sua confiança ou uma imobiliária de sua confiança sendo cada qual em sua especialidade, a saúde da família, direitos e obrigações assim como seu patrimônio.

Pode-se elencar alguns entre vários momentos em que o corretor pode e deve te auxiliar:

– Informando sobre o mercado local, seja ele bairro, cidade ou estado possui particularidades da maior importância como segurança, transporte, acessibilidade, informações que nem sempre são fornecidas pelo vendedor.

-Informações sobre a liquidez do imóvel consoante com a realidade, explicando quais motivos leva este ou aquele imóvel a ser uma boa ou uma péssima aquisição. Informações estas como estruturais, geográficas, projetos públicos privado no entorno até informações sobre se você terá ou não um vizinho de porta que vai contra tudo o que você pensa.

-Informações sobre a construtora em si histórico, responsabilidades, pós venda, saúde financeira, qualidade de materiais empregados, enfim uma gama de informações que dificilmente você receberia se tentasse comprar diretamente afinal seria incoerência alguma construtora falar mal de seus projetos e de seus problemas, mas infelizmente há quem se arrisque.

-Atuar no interesse específico de curto e longo prazo da família, veja bem o corretor de imóveis de sua confiança deve realmente querer que você tenha sucesso, realmente ele deve trabalhar em longo prazo para que você e sua família tenham resultados positivos, caso contrário ele também não o terá, lembre-se que o sucesso dele depende exclusivamente do seu, caso contrário ele não estará presente em outros momentos.

Outro fato importante senão o mais importante é que estas intermediações entre cliente e vendedor, o corretor é o personagem que lhes fornecerá as informações necessárias para que a negociação não seja alvo de distrato ou problemas futuros, diminuindo em muito as suas chances de se incomodar. Assim como está no código do consumidor Art. 46.

É importante lembrar que o corretor de imóveis que você escolher não deve ser um representante da construtora, afinal ele nunca falará qualquer coisa que desabone os produtos que ele representa, e basta este motivo para você ficar esperto.
Portanto  que  mesmo que você não goste de injeção você deve consultar seu médico, mesmo que você saiba que você tem direitos quem deve deve defendê-los é o seu advogado conclui-se que o melhor profissional para te ajudar a proteger seu patrimônio é o seu corretor de imóveis.

Existe uma grande diferença entre a função e o trabalho que cada um presta ao Cliente:
Mas resumidamente o Corretor de imóveis é o profissional que  tem a função técnica, devendo conhecer além das burocracias inerentes a cada negocio deve conhecer também a região onde atua, obtendo conhecimento inestimável sobre a região onde atua.
O Consultor Imobiliário é resumidamente o profissional que fornece as informações de mercado que podem  impactar o mercado imobiliário, envolvendo um conhecimento mais  abrangente sobre o mercado.
É Importante  lembrar que Corretor de imóveis não é somente um Vendedor de imóveis, até por que este tipo de profissional nao se mantem no mercado, mas sim  é o profissional Capacitado para realizar todas as demandas necessárias par que o cliente obtenha sucesso nos negócios, em geral o corretor de imóveis também é um consultor imobiliário , o contrario também pode ocorrer, desde que  o consultor imobiliário  percorra os mesmos caminhos do corretor.
Outra diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário é a maneira como eles são pagos. O corretor recebe uma comissão pela venda realizada. Já o consultor pode ter um salário fixo, ganhar por consultoria, pelos seus resultados.
É importante diferenciar para que as funções nao se confundam, as duas são importantes e distintas, e ainda assim se complementam e nas duas o que realmente pesa é o conhecimento absorvido pelo profissional por anos de atuação no mercado, ou seja experiência tem um peso enorme na capacidade de cada um. 
E aí você precisa de um Corretor de Imóveis ou de um Consultor Imobiliário?

É uma pessoa que representa vendedores ou compradores de bens imóveis ou imóveis. Enquanto um corretor pode trabalhar de forma independente, um agente geralmente trabalha sob um corretor licenciado para representar seus clientes.
Exemplo, um estagiário de uma imobiliária é necessariamente um agente imobiliário sob o escrutínio de um corretor imobiliário, pois ele ainda nao possui o creci. 
 

Pode ser uma pessoa física ou jurídica, sendo que o captador ou angariador tem a função de procurar imóveis para atendimento a demandas específicas ou para alimentar sua carteira de ofertas ou de terceiros.
Um Captador de Imóveis ele não é um Avaliador de imóveis, ele apenas pode usar o seu conhecimento  para convencer o vendedor a lhe fornecer a autorização de venda, diferentemente do avaliador de imóveis que é capacitado a avaliar um imóvel.
O Captador, Angariador de imóveis pode se especializar somente nesta função,  prestar serviços a uma empresa ou imobiliária ou ainda trabalhar por conta própria desde que seja um corretor de imóveis certificado, ou seja com Creci.
a Pratica de Agenciamento de Imóveis é parte crucial do mercado imobiliário e é também um dos que mais causa problemas entre as imobiliárias e agentes imobiliários. Principalmente por tratar-se de questões de ordem social, como contatos relações de confiança.
Em suma o Agenciador recebe por comissão sobre a venda do imóvel vendido pelo corretor ou imobiliária, mas nada impede ele de receber salário quando assim combinado o que é bem raro por assim dizer.
Lembrando, um bom corretor deve por excelência deve ser também um bom agenciador, angariador, a fim de atingir todos os seus objetivos dentro da profissão.


Compare listings

Comparar